“TU SÓ TRABALHAS É PR’O BRONZE!”

Se ganhasse 1€ de cada vez que respondo a ‘Que sorte que tu tens!?, ‘Quem me dera ter a tua Vida!’, ‘Não fazes nada!’, entre outras pérolas, há já bom tempo que já estava reformada! 🙂

Ter esta ‘sorte’ dá MUITOOO trabalho!!! E sabemos que…

O único sítio onde ‘SORTE’ vem antes de ‘TRABALHO’ é no dicionário! 🙂

Adaptado de uma frase de Albert Einstein

Assim, decidi partilhar algumas das aprendizagens mais valiosas que vivo como freelancer… pode ser que inspire alguém a ter tanta ‘sorte’ como eu, porque qualquer um de vocês pode ter uma vida igual ou melhor que a minha!

Deu muito trabalho ter esta vida e ainda bem, porque assim valorizo-a ainda mais!

Então as minhas aprendizagens:

1. É POSSÍVEL!– Assim que anunciares a tua decisão, levantar-se-ão à tua volta vozes que ‘darão’ corpo a todos os teus medos: ‘Não vais conseguir…’, ‘Não é seguro…’, ‘Já há muita gente no mercado…’, ‘Não troques o certo pelo incerto…’, entre outras opiniões, que em nada te ajudam. Ignora-as!! Eu tomei essa decisão não uma, mas duas vezes e consegui em ambas. Se confias em ti, se tens a força aí dentro e acreditas em ti, avança! Se não tens, prepara-te melhor e rodeia-te de pessoas positivas, inspiradoras que veem a tua Luz e sabem que é possível!!

2. TERÁS SEMPRE MEDO! – A segurança é uma ilusão que nos ‘vendem’ desde cedo, mas a única certeza que temos na vida é a de mudança. O medo está sempre lá… e ainda bem! Se não deixares que ele vença, poderá ser o teu melhor aliado para te preparares para os desafios que tens pela frente!

3. VIVE DE ACORDO COM OS TEUS VALORES! – É importante que conheças os teus Valores de Vida e que vivas de acordo com eles. Eles são o teu GPS (de Vida), por isso, garante que há alinhamento para que não comeces a auto boicotar-te. P.e.: tenho como Valores de Vida a Liberdade e a Justiça, assim, na ‘vida-de-freelancer’, adoro a liberdade de escolher os projetos em que participo, bem como a ligação linear entre o que eu trabalho e o que eu ganho. Alinha-te pelos teus Valores, isso trará congruência ao teu sistema e tudo fluirá mais facilmente!

4. COM MAIS LIBERDADE, CHEGA MAIS RESPONSABILIDADE! – Não trabalharás numa empresa com 100 pessoas, logo, quando há asneira, apontar-te-ão o dedo!  Como freelancer, não há desculpas, não tens onde te esconder, a responsabilidade é tua! Sê a tua melhor versão e aceita as consequências (boas e más) disso, pois a responsabilidade será só tua!

5. PARA O MELHOR E PARA O PIOR, COLHES O QUE SEMEIAS! – ‘Posso não trabalhar?’ Podes! Se não trabalhares, não tens ordenado! ‘Oh, é tão chato fazer a parte comercial, posso não fazer?’ Podes! Sem novas propostas, não há negócio, não há dinheiro e não há clientes a recomendarem-te a outras pessoas! Podes fazer tudo o que te apetecer, desde que assumas as consequências disso (na verdade é assim em tudo na vida, não é? 🙂 ). Sucessos e insucessos serão o resultado direto do teu trabalho! Brilha!

6. O SUCESSO É O QUE TU DEFINES QUE É! – Muitas vezes me perguntam ‘Agora ganhas muito mais, não é?’ e respondo sempre ‘Não, agora ganho menos, trabalho muito menos e gosto mais do que faço!’. Nunca quis ser rica, nem ter um grande escritório, nem conduzir um BMW. Para mim ‘sucesso’ é ter mais liberdade, mais TEMPO para viver a vida que quero… Tu definirás o teu sucesso e muitas vezes não o medirás em euros!

7. PARA CRESCERES, TERÁS QUE EVOLUIR! – Nunca pares de investir em ti, no teu crescimento pessoal e profissional, de fazer cursos, formações, retiros, ler livros, cursos online ou qualquer outra coisa que te leve além. Como freelancer, és o maior asset da tua empresa (ficar afónico no meu caso, é tramado! 🙂 ), se tu não estiveres bem, nada no teu mundo estará!

8. PEDE AJUDA, NÃO TENS QUE FAZER TUDO SOZINHO! – Detestas contabilidade? Contrata um contabilista! Tens pouco jeito para design? Contrata um designer! Não tens que fazer tudo sozinh@! Concentra-te naquilo em que és espetacular e depois deixa outros profissionais fazerem a sua parte. Cada pessoa tem o seu talento e sendo freelancer podes criar sinergias e parcerias com freelancers de outras áreas. (já agora, a maioria das pessoas que me rodeia é freelancer, porque tendemos a atrair pessoas com uma ‘energia’ semelhante à nossa! 🙂 )  

9. ENCONTRA O TEU PROPÓSITO – Percebe o que te faz levantar todas as manhãs! É o dinheiro? Fixe! É tornares o mundo das pessoas um lugar melhor? Fixe! É não te sentires inútil? Fixe! Não interessa qual é, não há propósitos ‘bons’ ou ‘maus’, mas muitas vezes vais ter que (re)lembrar-te do Propósito para não desanimares e/ou desistires… principalmente quando as coisas ficam difíceis! E ficam várias vezes! Mas não interessa o número de vezes que cais, interessa sim o numero de vezes que te levantas! Foca-te no Propósito, foi ele que te trouxe até aqui, é ele que te ajudará a chegar ao futuro!  

10. EXPERIMENTA. CONSTRÓI. RECOMEÇA. REPETE! – Aos seres freelancer repensarás muitas vezes o teu ‘modelo de negócio’! Às vezes parece que só fazes ‘mais do mesmo’, noutras é demasiado fácil andares a saltitar sem te focar no teu ‘talento’, outras há em que te parecerá ‘pouco’, etc. Lembras-te como começaste? Chei@ de medo, sem nenhuma certeza, com tudo em aberto… pois, pensa… e recomeça! Assim é o ciclo, no trabalho e em tudo na Vida!   

DESAFIO-TE: Pega num papel e numa caneta e prepara-te para escrever. Imagina a seguinte situação: se tivesses dinheiro suficiente para garantir o teu futuro financeiro e o das pessoas que te são próximas (tipo Cristiano Ronaldo, estás a ver?) fazias o que fazes hoje? Vivias a vida como vives hoje? O que mudavas na tua rotina? (D)O que fazias mais? O que deixavas de fazer? O que começavas a fazer? Que pessoas tiravas da tua vida? Que inspirações procuravas? Como deixarias o teu legado no mundo? Responde por escrito a todas estas perguntas, da forma mais rápida e intuitiva que conseguires. Escreve tudo, sem filtros, sem porquês, escreve apenas o que te vai na Alma.

O que GANHAS COM ISTO? No final analisa as tuas respostas e vê quão perto (ou longe) estás da Vida que queres! Algumas pessoas vão descobrir que tem uma Vida incrivelmente boa e que nem a estavam a valorizar o suficiente. Outras vão descobrir uma coisa igualmente incrível – os primeiros passos que têm que dar para terem a Vida com que sempre sonharam!

Começa hoje. Começa agora. Vais muitoooooo a tempo!

Ter uma vida incrível não depende de ‘para quem’ trabalhas, mas de ‘cCOMO DECIDES’ viver a tua vida. Há gente com imenso tempo livre e que não faz nada com ele, há gente que quase não tem um minuto livre e aproveita tudo o que tem para fazer coisas incríveis! Não depende do teu horário, depende do teu MINDSET, das tuas ESCOLHAS!

ESCOLHE BEM! Ser freelancer não é para todos, é só para os que querem e os que escolhem fazê-lo! 🙂

SONHA. MAS SONHA MUITO! DIZEM POR AÍ QUE SOMOS DO TAMANHO DAQUILO QUE SONHAMOS, POR ISSO, SÊ GRANDE!

Fernando Pessoa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *