SOLUÇÕES DE A a Z… AÇÕES QUE MUDAM VIDAS!

Sempre adorei palavras! Gosto de ler, gosto de falar… mas muito mais do que palavras

gosto de AÇÕES, porque no final, são elas que contam! 🙂

Hoje decidi partilhar convosco o meu abecedário pessoal, as ações que me ajudam a ter uma vida mais FELIZ!

São 26, encontrei até verbos para as letras esquisitas! 😀

Só fiz batota com o ‘A’, porque há demasiadas coisas importantes para eleger apenas uma! Aqui estão elas:

ABRAÇAR

Abraçar pelo menos 6 segundos é terapêutico (está provado). A mim, ajuda-me a restabelecer a CONEXÃO. Cabe tanto num abraço, que nenhuma palavra é capaz de o dizer!

AGRADECER

Agradecer é ‘O’ motor da minha vida! GRATIDÃO é, para mim, o mais importante! Serve para ‘ampliar’ a Vida – quanto mais agradeces, mais encontras para agradecer e quando o fazes tudo fluí e vives Feliz!

AMAR

Amar é querer dar e ser o MELHOR de mim! É entregar-me, Confiar, Aceitar e Acreditar que tudo vai correr bem! Amar os outros e a mim mesma na mesma proporção! Porque a vida sem Amor, não faz sentido!

APAIXONAR

Apaixonar, porque não sei viver sem um BRILHO nos olhos e um friozinho na barriga! A paixão é o meu primeiro valor de Vida!

BEIJAR

Beijar é das minhas formas favoritas de demonstrar AFECTO. Nessa altura produzimos oxitocina, dopamina e seratonina… é assim mais ou menos como se nos drogássemos, mas sem criar dependência ! 🙂

‘Num beijo saberás tudo o que não disse’ (Pablo Neruda)

Sabias que se acredita que beijar deriva ancestralmente do facto dos primatas alimentarem as crias boca a boca? Eu sou mesmo macaquita! 😀

COZINHAR

Cozinhar é um acto de Amor. É aos alimentos que vamos buscar energia para a Vida, e a forma como o fazemos é importante. Cozinhar, é colocar Amor, Ternura, Cuidado em tudo o que se faz e Partilhar o resultado final, entre sorrisos. É CUIDAR – dos outros e de nós. Cozinhar tem quase todos os ingredientes de uma boa Vida!

DORMIR

Dormir é um dos meus maiores prazeres! Não entendo as pessoas que dizem que dormir é uma perda de tempo. Há lá coisa melhor que dormir tranquilamente e acordar agradecendo mais um dia de Vida? O que se compara a acordar a dizerem-nos ao ouvido ‘És o meu Amor!’. Dormir permite-nos repor ENERGIA para construirmos a Vida que queremos! E sonhar! Faço muitas coisas a dormir! 🙂

ELOGIAR

Num mundo tão apressado e competitivo, destreinamo-nos de reconhecer o VALOR (n)dos outros. De lhes dizermos! Elogiar… Faz tão bem a quem o recebe (reforça a auto-estima, a relação, etc.) e tão bem a quem o faz (porque o que consegues ver no outro, também existe em ti). Vê o mundo com ‘olhos de ver’, procura as coisas boas dos outros e reforça-as, para que cresçam.Os elogios são uma dádiva, usa-os muito!

FORMAR

Formar é a minha MISSÃO de Vida! É aprender e transmitir… devolver ao mundo! E esperar que o que ensino ajude outras pessoas a terem uma Vida mais feliz, porque é isso que a mim me faz feliz!

GERIR

Passo a vida a gerir, a gerir os meus RECURSOS. A minha energia, o meu tempo, as minhas emoções, a minha Vida! Na verdade gerir, é apenas definir prioridades, distinguir o importante e o urgente e canalizar a energia para as coisas certas! E assim tenho uma Vida o mais próximo possível do que idealizo.

HONRAR

Honrar a pessoa que sou, a educação que recebi, os valores que defendo! Honrar a Vida e as oportunidades que me dá, as bênçãos que coloca no meu caminho! Encontrar a coragem e a virtude necessárias para me ALINHAR e seguir sempre pelo caminho certo!

IGNORAR

Ignorar é muitas vezes necessário. Como DEFESA. Quantas coisas temos que ignorar para não despendermos energia em vão? Ignorar o pouco importante, estabelecer limites, isolar(-me de) emoções, pessoas, situações que não me permitem estar onde quero estar e ser quem quero ser. Às vezes a melhor resposta é mesmo largar…

JOGAR

Jogar… a brincadeira, a DIVERSÃO, dar largas à minha criança interior, coisas que são tão importantes na minha Vida! Quando me sinto a ‘sair dos eixos’ penso ‘E se a minha Vida fosse um jogo de computador, eu escolhia a minha personagem?‘ Se a resposta for ‘Não’, redefino o rumo. Porque na Vida, como num jogo, às vezes ganha-se, às vezes aprende-se! 🙂

‘KITAR’

Sou paradoxal, gosto de coisas diferentes ou da simplicidade! Quando estou a ‘kitar‘ alguma coisa é para ACRESCENTAR! Gosto da mudança, da inovação, de dar largas à criatividade… à vezes ‘kito’ uma peça de roupa, ou uma receita, ou uma dinâmica de formação… gosto de acrescentar e que me acrescentem! Só assim chegaremos à nossa ‘melhor versão’!

LIBERTAR

Liberdade é um dos meus valores de Vida. Gosto da independência, da autonomia, de ser eu a construir os meus limites… até gosto que não haja limites! 🙂 Tenho aprendido que o nosso maior limite somos nós próprios! O segredo para a liberdade é a CORAGEM… só o que libertamos é verdadeiramente ‘nosso’, pois só assim saberemos se volta…

MIMAR

Mimar é a arte de NUTRIR! Às vezes são pormenores que, de tão importantes que são, rapidamente se transformam em ‘pormaiores’! Pequenas gentilezas, pequenos gestos que tornam a Vida – a nossa e a dos outros – mais feliz! Mimo os outros e esqueço-me muitas vezes de me mimar. E tu, qual foi o ultimo mimo que deste a ti própri@? 🙂

NORTEAR

Nortear… encontrar direcção, alinhamento, encontrar o norte (ou não fosse eu uma ‘berdadeira gaija du nuorte, carago‘! 😀 ) Encontrar o meu caminho e não o caminho que alguém acha que eu devo seguir. Já dizia o José Régio, no Cântico Negro, ‘Não sei por onde vou| Não sei para onde vou| Sei que não vou por aí!’ Alinhar com o meu GPS INTERNO e seguir…

OBSERVAR

Observar é para mim OLHAR COM OLHOS NOVOS, como fazem as crianças! Quantas coisas passam por nós e nós não reparamos? É preciso cumprir a proporção – ‘Se Deus nos deu 2 olhos, 2 ouvidos e uma boca, é para observarmos e escutarmos 2 vezes mais do que falamos!‘ Falar é sobrevalorizado. Observo e desse sitio de paz e tranquilidade, integro mais!

PERDOAR

Perdoar é fazer bem a mim! Perdoar não significa que esqueci o que foi feito (quem dera!! 🙂 ), é apenas encontrar caminho para a minha PAZ. É largar o sofrimento que sinto para que ele não me contamine, não me escureça cá dentro. Na Vida haverá dor, mas o sofrimento é uma escolha… não precisamos de nos agarrar a ele.

QUERER

Sou focada em soluções, em fazer. Querer é descobrir as SOLUÇÕES! É deixar de gastar energia com desculpas e fazer acontecer. É fácil usarmos palavras, tão fácil como depois não as cumprir. Usa a tua energia na procura de soluções para a vida, como se ela dependesse disso, porque na verdade, depende! 😉

RECOMEÇAR

Temos que recomeçar tantas vezes na Vida, que esta letra até é maior! Não podemos voltar atrás, mas podemos sempre aprender com a experiência! Não importa quantas vezes caímos (porque vão ser muitas!), importante é que haja sempre uma a mais em que nos levantamos! E não precisas de o fazer sozinh@, há sempre alguém disposto a dar-te um abraço, um colo, um ombro. Se te faltarem as forças, usa-os! Recomeçar é uma nova OPORTUNIDADE para seres Feliz. Aproveita-a!

SORRIR

Sorrir é o meu SUPER PODER! Durante muito tempo acreditei que não era uma coisa muito especial, mas é fundamental na minha Vida! Quase tudo o que faço envolve outras pessoas. Sorrir, permite-me ‘abrir a porta’ à relação, quebrar o gelo e avançar. E ajuda a trazer leveza à Vida (às vezes, mesmo a chorar ‘baba e ranho’, consigo dizer uma piada 🙂 )

‘Sorrir não gasta electricidade e gera muito mais luz!’ (Ana Sá)

TRABALHAR

Sempre disse que se ganhasse o euromilhões não trabalharia mais um único dia… acho que é mentira! 😀 Eu adoro o meu trabalho, adoro o que faço, adoro ver as mudanças nas pessoas com que me cruzo. Trabalhar energiza-me, dá-me sentido de PROPÓSITO e de valor! Agora percebo porque dizem que trabalhar dá saúde! 🙂 Por isso quando eu ganhar o euromilhões, vou trabalhar na mesma, mas chamo-lhe outra coisa qualquer! 😀

UNIR

Unir encerra tanta coisa! Sou fã de INTEGRAR, de AGREGAR! Sou a pessoa que mistura amigos, que partilha o que sabe, que é conciliadora, que investe em juntar e em consolidar! Nenhum de nós é uma ilha! Acredito realmente no conceito da União, de que juntos somos ‘mais’! É um caminho que estou a trilhar, já que me habituei a ser (tão) independente, durante tanto tempo!

VARIAR

Sempre tive como filosofia pessoal ‘Viver a Vida como se não houvesse amanhã!’… e um dia será verdade! A maioria das pessoas vive 350 vezes a repetição do mesmo dia e nas férias atreve-se a alguma coisa diferente. Eu, gosto de variar! Pelo menos mensalmente experimento uma coisa diferente, que me tira da minha zona de conforto e aumenta a minha FLEXIBILIDADE!

‘Quando a minha vida terminar, quero sentir que fui eu que passei por ela e não ela que passou por mim!’ (Ana Sá)

‘WIKIPEDAR’

Inventei uma palavra nova! 😀 Isto não é um verbo, mas pelo menos é uma ação! 🙂

Sou curiosa por natureza e sempre que me deparo com algo que não conheço, abro o Google e normalmente vou parar à Wikipédia. Eu sei que os conteúdos não são 100% fiáveis, mas wikipedar é uma grande ajuda… permite SABER mais, num curto espaço de tempo.

XADREZAR

Sim, sim, este é um bocado forçado, mas percebem a dificuldade de encontrar verbos começados por X? 😀

Sou muito organizada, especialmente mentalmente. Xadrezar é como colocar as peças da minha vida num tabuleiro! Sei onde estou e que objectivo quero alcançar! Assim, quando distribuo tudo ‘graficamente’ consigo trazer mais ‘luz’ às dinâmicas da Vida e definir melhor as prioridades. Xadrezar é ORGANIZAR-ME!

YOGA(R)

Perdoem-me os Yogis por usar o termo ‘Yogar’, mas na verdade na lingua portuguesa não há verbos começados por ‘Y’! 🙂

Eu não pratico Yoga, mas está na minha lista! Yoga(r) é muito mais do que uma série de exercícios físicos. É uma filosofia de Vida, que encerra controlo e união, que nos permite desenvolver corpo e mente e melhorar a gestão das emoções!

‘Obstáculos e dificuldades fazem parte da Vida. E a Vida é a arte de superá-los’ (Mestre DeRose)

ZELAR

Zelar é estar ATENTA! Num mundo de distrações, frequentemente perco o FOCO! Facilito na forma como trato o meu corpo, negligencio relações, enfim desleixo-me com a Vida! E ela é mesmo curta! Tenho que estar atenta e… refocar! 🙂

E estes são os verbos que comandam a minha Vida! Há outros, mas estes são os mais importantes! Não os consigo (ainda) usar como gostaria, nem de longe nem de perto… mas é para isso que serve a Vida, para irmos caminhando, aprendendo, integrando, melhorando….

Mantenho também sempre presente a lição do António Gedeão ‘O Sonho comanda a Vida!’. Sê corajos@, deixa que o Sonho te guie e escolhe bem o teu abecedário pessoal!

DESAFIO-TE: E que tal se hoje aproveitasses o dia, para desligar os ecrãs (seja o telemóvel, a TV ou outro qualquer) e sozinh@ ou em família, construísses o teu abecedário pessoal? Podes não usar verbos, escolher outras palavras, mas faz! Quando terminares, afixa-o num sitio bem visível para te ires lembrando. Podes até escolher um por semana, para colocares em prática, porque sei bem como é difícil usar todos ao mesmo tempo! 😉

O que GANHAS COM ISSO? Orientação! Consegues perceber o que andas a colocar em prática e o que estás a deixar para trás. E se são importantes para ti, para teres a Vida que queres e seres Feliz, não os podes deixar para trás! Escreves a tua Vida, à tua medida!

Que a tua Felicidade seja sempre maior e mais importante que os teus medos!

Ana Sá

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *