Tenho estado em tantos contextos onde surge o tema das Emoções, que decidi ‘falar’ nisso mais a sério… que é como quem diz, escrever! 🙂
Há muitas coisas que os adultos precisam de SABER (ou recordar) sobre EMOÇÕES, a primeira delas é que TER EMOÇÕES É NORMAL E SAUDÁVEL!
Somos educados para saber como FAZER coisas, saber PENSAR, mas raramente somos educados para saber SENTIR a cada momento!
A nossa ‘educação’ sobre Sentir, é frequentemente feita por modelagem, ou seja, seguimos os exemplos mais próximos. Se tivermos ‘bons’ exemplos, pessoas que vivem as suas emoções e nos permitem que sintamos as nossas, cresceremos emocionalmente saudáveis. Se, pelo contrário, crescemos num ambiente emocionalmente repressivo, a negar, a esconder ou a evitar as emoções, tornamo-nos ‘deficientes emocionais’. A boa notícia, é que podemos inverter isso! 🙂
O que são as Emoções?
São “reacções psicofisiológicas face a mudanças contextuais”. As emoções surgem como reações a estímulos (internos ou externos) e têm um reflexo físico (alterações de fisiologia, sudação, aceleração do batimento cardíaco, produção hormonal …) e psicológico (alteração dos níveis de atenção, início de pensamentos, …).
Para que servem as Emoções?
As Emoções têm uma função ADAPTATIVA! Permitem-nos desencadear respostas específicas para melhor nos adaptarmos ao contexto!
A maioria dos adultos com que me cruzo, só conhece dois estados emocionais – está ‘bem’ ou está ‘mal’. 🙂 Quando tento aprofundar (‘bem/mal como’?) brindam-me com um olhar de surpresa.
Como ponto de partida sobre esse tema, digo a cada pessoa para procurar a ‘MARTA que tem em si’ e partilho um modelo muito simples e intuitivo – O MODELO DAS EMOÇÕES UNIVERSAIS, de Paul Ekman.
Ekman defende que há 5 Emoções Universais, que tem universalismo na expressão (todos as expressamos da mesma forma) e universalismo de reconhecimento (conseguimos sempre reconhecer estas emoções nos outros).
Função ADAPTATIVA como? Para que serve cada uma destas Emoções?
MEDO – para nos pôr mais alerta e permitir reagir mais rápido em caso de perigo
ALEGRIA – para libertarmos energia acumulada no corpo
RAIVA – para nos fazer agir
TRISTEZA – para nos fazer parar e refletir sobre determinada situação
AVERSÃO – para nos proteger fisicamente em relação ao meio (evitar substâncias tóxicas para o organismo)
Há por aí alguns mitos sobre Emoções (que darão origem a um artigo em breve), sendo um deles que “há emoções boas (p.e. a Alegria) e emoções más (p.e. a Tristeza)“… ERRADO!!!!
TODAS AS EMOÇÕES SÃO POSITIVAS, PORQUE TODAS NOS AJUDAM A ADAPTARMO-NOS MELHOR AO CONTEXTO!! 🙂
Lembrem-se: As Emoções são um ALERTA! Uma forma do corpo nos alertar sobre como estamos a viver determinada situação e nos permitir reagir mais rapidamente às mudanças do contexto!
DESAFIO-TE: na próxima semana constrói o teu Barómetro Emocional. Divide cada dia em 3 períodos (p.e. manhã, tarde e noite) e atribuí emoções a cada período (até podes usar Emojis). No final da semana, procura padrões. Poderás perceber p.e. que de manhã há sempre um pouco de raiva pelo transito que enfrentas, ou que ao final do dia há sempre alegria porque regressas a casa.
O QUE GANHAS COM ISSO? Reconhecer e distinguir as emoções e os padrões emocionais, para gerires Emoções de forma mais eficiente e eficaz.
Este conhecimento, ajudar-te-à a perceber que tipo de acontecimentos despoletam emoções específicas e reconhecê-las quando estiverem a chegar. P.e., quando sabes o que (para ti) ‘gera’ a alegria, podes fazer mais ‘disso’, ou se souberes reconhecer a raiva a aproximar-se, poderás libertar essa energia de uma forma mais construtiva e ecológica (como ir fazer exercício físico ou limpar a casa).
(Re)Conhecer as Emoções e os seus ‘triggers’ é o primeiro passo para as viveres de forma saudável!
Tem uma boa semana… cheia de emoções! 🙂
Maya Angelou
As pessoas vão esquecer o disse, as pessoas vão esquecer o que lhes fez, mas as pessoas jamais esquecerão como as fez sentir.
Excelente artigo!
Obrigada Isabel!! Esperamos continuar a inspirar, principalmente a pessoas como tu, que também és uma inspiração!