E porque hoje é Dia dos Oceanos, aqui ficam algumas curiosidades sobre eles…
1. A maior parte do oxigénio da Terra é produzido pelas algas marinhas (70%) e não pelas árvores!
2. A área dos oceanos equivale a cerca de 71% da superfície da Terra!
3. O volume de água de todos os oceanos, mares e rios da Terra é de 1,59 quatrilhões de litros.
4. Um litro de água do mar pesa 28 gramas a mais do que 1 litro de água doce, por causa do sal.
5. Das profundas águas do mundo, 95% continuam inexploradas!
6. A área mais profunda dos oceanos é conhecida como a ‘Fossa das Marianas’, no Oceano Pacífico e fica a 10920m de profundidade!
7. A profundidade média do oceano é de 4 km!
8. Se toda a água dos oceanos fosse dividida entre os habitantes do planeta, cada um teria direito ao equivalente a 80 piscinas olímpicas. Se fizéssemos o mesmo em relação à terra, cada pessoa receberia pouco mais do que 4 campos de futebol.
9. O mar mais salgado é o mar Morto, com salinidade de 25%.
10. O Mar Vermelho tem esse nome devido a algas vermelhas que às vezes florescem na sua superfície.
11. Estima-se que existam cerca de 20 milhões de toneladas de ouro nos oceanos do mundo!
12. No ponto mais fundo do oceano, a pressão da água equivaleria ao peso de 50 aviões em cima de uma pessoa!
13. Não há problema de fazer xixi na praia, já que 95% da urina é água e o nitrogénio da ureia é usado para alimentar as plantas oceânicas;
14. Se o gelo do Ártico e da Antártida derretesse: o nível médio do mar subiria cerca de 66 metros. Adeus Lisboa! E Porto, Setúbal, Faro… Quase todo o litoral de Portugal continental desapareceria!
15. A maior cadeia de montanhas do mundo fica no oceano Atlântico, mas não a podemos ver por estar submersa. Trata-se da ‘dorsal mesoatlântica’ ou ‘crista oceânica do Atlântico’.
16. Há quem comunique através dos oceanos – Harold Hackett já enviou 4,8 mil mensagens e recebeu mais de 3 mil respostas (lê aqui)
Infelizmente, continuarmos a maltratar os oceanos! Andámos ‘a meter água’…
Partilho também algumas conclusões/previsões TRISTES e ALARMANTES:
1. Foram descobertas duas imensas ilhas de lixo no Oceano Pacífico. Juntas, essas ilhas tem o dobro do tamanho do território dos Estados Unidos.
2. Todos os anos, caem cerca de 10 mil contentores de navios e estima-se que 10% deles contêm cargas tóxicas que poluirão os oceanos.
3. Em 1992, uma carga com 29 mil patos de borracha foi perdida no mar e até hoje são encontrados patinhos.
4. Este mês, em Aveiro, 600 voluntários, em 1 hora, retiraram da praia 87299 beatas de cigarro.
5. Cerca de 7 milhões de toneladas de resíduos são despejados nos mares e oceanos do planeta todos os anos. Isto afeta mais de 600 espécies de fauna marinha (das baleias às tartarugas) e as aves. Cerca de 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos por causa do lixo.
6. No Oceano Pacífico Norte, os peixes de profundidade média, ingerem anualmente entre 12 mil a 24 mil toneladas de plástico – o que equivale a 480 milhões de garrafas de plástico de dois litros ou ao peso de 132 baleias azuis.
7. Daqui a três décadas, haverá mais plástico descartável do que peixes nos oceanos (previsão de Ellen MacArthur Foundation, até 2050).
8. A pesca excessiva é responsável pela extinção de diversas espécies. A este ritmo já nada haverá para pescar por volta do ano 2048.
A Terra não é nossa, foi-nos apenas emprestada e continuamos a destruí-la! Se não formos Nós a cuidar dela, quem será? Se não for agora, quando?
DESAFIO-TE da próxima vez que fores à praia, trás o teu lixo e recolhe ainda 3 outros resíduos que encontres e desafia todos os que estão contigo a fazer o mesmo. Podes ainda ser mais consciente na forma como (re)utilizas o plástico, garantindo que não vai parar ao mar!
O QUE GANHA(MO)S COM ISTO? Cuidamos do planeta para as gerações futuras, para os nossos filhos e netos e quem se seguir!
Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
Lavoisier
Na Terra, como no corpo humano, cerca de 70% é água… VAMOS CUIDAR DELA!