Hoje decidi de partilhar como ‘começou’ a Felicidade em Movimento. Na verdade, ela nasceu em mim, devagarinho, quase sem eu dar por ela. Mas foi assim que eu percebi que focarmo-nos na Felicidade é tão importante para sermos Felizes.
Sempre vivi a Vida ‘como se não houvesse amanhã’.
Quando me perguntavam o que é isso, dava a resposta de sempre “Não me deito, não termino o dia, sem ele tido alguma coisa que me faça sorrir e pensar ‘hoje este dia valeu a pena por isto’!”
Quase sempre se seguia uma pergunta “E se não houver nada?”
Respondia com um sorriso “Há sempre alguma coisa quando procuramos bem ou… não me deito até haver! 🙂 ”
Há cerca de 4 anos um amigo, enviou-me um email a dizer “Vê isto, que tem tudo a ver contigo”. ‘Isto’ era um desafio chamado 100HappyDays (link).
O propósito do desafio é que as pessoas partilhem durante 100 dias consecutivos o que as fez Felizes em cada dia. Podem manter esse registo num diário, trocando mensagens com amigos, no FB, ou de qualquer forma que lhes faça sentido. E liberdade para escolherem qualquer formato – uma imagem, uma frase, uma música… qualquer coisa.
Os números são impressionantes!
Apesar das pessoas assumirem que o que mais querem na vida é ser felizes, mais de 70% das pessoas desistia antes dos primeiros 30 dias. Ou seja, apesar de ‘todos’ querermos ser felizes, quase ninguém dedica nem 5min do seu tempo a focar-se na sua própria Felicidade.
Claro que quando queremos ser ‘fit’, passamos horas no ginásio.
Quando queremos ter uma carreira de sucesso, trabalhámos 60/70h por semana.
Quando queremos ser magros, dedicamos imenso tempo às dietas e à contagem de calorias.
Quando queremos suporte emocional, dedicamos tempo às ‘nossas pessoas’…
…Mas por algum motivo, queremos ser Felizes, e não lhe dedicamos tempo e/ou atenção suficientes… às vezes nem 5min por dia!
Eu cumpri o desafio dos 100HappyDays, na verdade eu fiz mais de 600 Happydays sem (quase) falhar. E havia dias maus, mesmo maus, como toda a gente tem. E até nesses, eu conseguia encontrar uma ‘luzinha’, algo que me fez brilhar os olhos, algo que me tinha feito feliz. Eu conseguia passar pelo menos 5min do meu dia a sentir-me felizarda e agradecida por isso.
Eu escolhi o Facebook para partilhar os meus Happydays e, sendo um sitio de grande visibilidade, eu era alvo de muitos comentários. Alguns super positivos, de apoio e reforço, onde genuinamente as pessoas ficavam felizes por mim e comigo. Outros (pouco positivos) sobre eu ‘achar que era a Miss Felicidade’, ou ser uma fraude porque ‘ninguém está sempre feliz’, entre outras pérolas. E, de repente, parecia que eu não tinha o direito de escolher ser Feliz (ninguém é assim tão Feliz, certo?!?! 😀 ), nem de não estar Feliz…
…e fui perdendo a vontade de dar continuidade aos HappyDays. E com isso, infelizmente, perdi o meu hábito de me focar na Felicidade. Perdi o sentimento de Gratidão pela Vida, que alimentava com os 5min diários de HappyDays, perdi energia, perdi vitalidade, perdi otimismo… perdi Felicidade.
Sei há muito que, aquilo em que nos focamos, CRESCE!
Se queremos RESULTADOS (em qualquer área), temos que FOCAR ENERGIA nessa área, para vermos os resultados a aparecer.
Se queremos ser Felizes, temos que dedicar TEMPO à nossa Felicidade.
Os HappyDays voltarão em breve. 😀 Até lá, deixo-vos o desafio que me lançaram a mim… vê aqui (100HAPPYDAYS)
Se queres Feliz, foca-te na tua Felicidade! Ninguém o fará por ti.
E tu, tens TEMPO PARA SER FELIZ? EXPERIMENTA!!! Por experiência te digo, dá um resultadão! 🙂